Regulamento DESAFIO DOS FALCÕES Trail Run 2020.

Os desafios que se tornam objetivos são um estímulo e ajudam as pessoas a crescer, avançar e ultrapassar seus próprios limites. Ele é um objetivo pessoal para quem demonstra que pode, por si só, lutar para alcançar essa meta. Assim um evento assim denominado, “Desafio dos Falcões”, é um evento com características TRAIL RUN que contem três tipos de percursos 5k, 13k e 34k. Percursos esses que envolvem transições em terrenos diversificados como: trilhas, pedras, passagens por cachoeiras, estrada de chão, subidas e descidas. Este evento será promovido na cidade de Itabaiana – Sergipe no dia 16 de maio de 2020. O caráter neste caso é de competição aberta de pedestrianismo e será regida pelo presente regulamento.

 

1. A PROVA 

 1.1 O DESAFIO DOS FACÕES é uma corrida de Trail Run que ocorre no Agreste Sergipano e será realizada no sábado, 16 de maio de 2020 no município de Itabaiana /Sergipe.

1.2 O local da largada será divulgado com até 20 dias de antecedência da data da prova. 1.3 A largada do percurso 34km está prevista para as 06:00h, já os 13km e 5k está prevista para às 07:00h.

2. O local da largada será no Parque dos Falcões, localizado na serra de Itabaiana/SE.

 

3. CATEGORIAS

 3.1 Poderão participar do Desafio dos Falcões atletas de ambos os sexos regularmente inscritos.

3.2 O evento será restrito à modalidade SOLO para todas as distâncias, e a idade mínima para participar é de 18 anos. 

3.3 O desafio dos Falcões será disputada nas distâncias de 5km, 13km e 34km 

 

4. PERCURSOS 

4.1 Com intuito de planejamento individual, o atleta deverá considerar as seguintes 

informações: 

● 34km: desnível positivo de 1925m e desnível negativo de 1926m, aproximadamente. 

● 13km: desnível positivo de 852m e desnível negativo de 853m, aproximadamente. 

● 5km: desnível positivo de 426m e desnível negativo de 426m, aproximadamente.

 

5. As largadas dos percursos estão previstas para às 06:00h e 07:00h.

 

6. INSCRIÇÕES

6.1 Ao se inscrever para o Desafio dos Falcões o atleta aceita todos os termos do regulamento, assume total responsabilidade por sua participação e autoriza o uso de sua imagem para fins de divulgação publicitária da prova. “TERMO DE RESPONSABILIDADE” (ANEXO I) 

6.2 O atleta será responsável pela veracidade das informações prestadas no ato da inscrição. Em caso de fraude o atleta será desclassificado do evento.

6.3 Início das inscrições: 23 de setembro de 2019 e término das inscrições 24 de abril de 2020.

6.4 As inscrições serão realizadas somente via internet através do site: https://www.xingotrailrun.com.br/. Em caso de dúvidas referentes ao processo de inscrição será necessário envio de e-mail para ctr.sergipe@gmail.com. O prazo de atendimento é de 48 horas.

6.5 Valores das inscrições:

LOTE 1

LOTE PROMOCIONAL

23/09/2019 à 31/11/2019

5km - R$80,00

13km - R$90,00

34km - R$110,00

LOTE 2

01/12/2019 à 31/01/2020

5km - R$90,00

13km - R$110,00

34km - R$130,00

LOTE 3

01/02/2020 à 24/04/2020

5km - R$100,00

13km - R$120,00

34km - R$150,00

 

NOTA: O valor da inscrição não será devolvido caso o atleta desista de participar ou não compareça ao evento.

 

7. REGRAS GERAIS

7.1 Ao participar do Desafio dos Falcões, o atleta assume a responsabilidade por seus dados fornecidos e aceita totalmente o regulamento da prova, participando por livre e espontânea vontade, sendo conhecedor de seu estado de saúde e assumindo as despesas de transporte, hospedagem, alimentação e seguros ou quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação na prova, antes, durante de depois da mesma.

7.2 Todos os participantes deverão estar em dia com rigorosa avaliação médica para realização da prova, pois a organização não se responsabilizará pela saúde dos mesmos.

7.3 O participante é responsável pela decisão de participar da prova, avaliando sua condição física e seu desempenho, julgando por si só se deve ou não continuar ao longo da prova.

7.4 Os atletas devem respeitar as instruções passadas pelos STAFF’S/FISCAIS e devem seguir as instruções destes, referente à segurança e saúde, ou decisões referentes à prova ou o percurso em geral.

7.5 Qualquer abuso ou desrespeito a algum membro da equipe organizadora acarretará em desclassificação do participante.

7.6 É obrigatório que o atleta ajude outros atletas em caso de acidentes ou em necessidades especiais.

7.7 A equipe do Desafio dos Falcões poderá alterar trechos do percurso e/ou alterar o horário e a data da largada a qualquer momento, cancelar a prova ou cancelar determinado percurso em caso de previsão de clima que possa comprometer a segurança dos atletas e/ou dos STAFFs envolvidos no evento.

7.8 Poderá a organização do Desafio dos Falcões, suspender o evento por questões de segurança pública, atos públicos de vandalismo e/ou motivos de força maior sem aviso prévio aos participantes.

7.9 Ao se inscrever nesta prova, o atleta assume automaticamente o conhecimento de todos os termos deste regulamento, ficando de acordo com todos os itens citados e aceitando todas as decisões da organização, comprometendo-se a não recorrer a nenhum órgão ou tribunal no que diz respeito a qualquer punição imputada pelos organizadores da Desafio dos Falcões.

7.10 Ao se inscrever para a prova o atleta aceita o uso de sua imagem para a divulgação do evento.

7.11 É de responsabilidade do atleta manter-se atualizado através dos canais de divulgação da XTR além de participar do congresso técnico que antecede a prova (Briefing).

7.12 A organização poderá a seu critério ou conforme as necessidades, incluir ou alterar este regulamento, total ou parcialmente a qualquer momento. Toda modificação será avisada/postada no site de inscrições, mídias sociais.

8. ENTREGA DE KITS​

8.1 A entrega dos kits será realizada no dia (A DEFINIR PELA ORGANIZAÇÃO), sendo dado como desclassificado após esse horário. Será divulgado o local de entrega com antecedência através dos canais de comunicação da XTR. 

8.2 Não haverá entrega de kit no dia da prova (16 de maio de 2020).

8.3 Para a retirada do kit o atleta deve apresentar OBRIGATORIAMENTE:

O comprovante de pagamento impresso.

Cópia do RG

Termo de responsabilidade

Atestado médico original ou cópia autenticada com carimbo CRM e com validade de seis meses anteriores à data do evento. (ANEXO II)

Equipamentos obrigatórios de acordo com o item 9.

​8.4 A retirada efetivada por terceiros só poderá ser efetivada mediante da apresentação de autorização específica (ANEXO III) e cópia do documento de identificação do atleta, porém o chip e número de peito só poderão ser retirados pelo próprio atleta titular junto à organização.

8.5 A fim de evitar transtornos à produção, logística e demais atletas, tendo em vista o kit da prova ser personalizado e individual de acordo com o percurso de o cada atleta, qualquer tipo de alteração de percurso ou qualquer outro tipo de mudança por parte do atleta só poderá ser realizada até o último dia do 3° lote de inscrições.

 

9. EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS

9.1 Equipamentos obrigatórios (5km e 13km)

  • MOCHILA DE HIDRATAÇÃO (recomendado)

  • RESERVATÓRIO DE ÁGUA (squeeze)

  • TELEFONE CELULAR

  • APITO

  • KIT DE PRIMEIROS SOCORROS (gaze, esparadrapo e atadura)

  • ANTIALÉRGICO

  • PROTETOR SOLAR

 

9.2 Equipamentos obrigatórios (34km)

  • MOCHILA DE HIDRATAÇÃO

  • RESERVATÓRIO DE ÁGUA 1,5 litros

  • TELEFONE CELULAR

  • APITO

  • KIT DE PRIMEIROS SOCORROS (gaze, esparadrapo e atadura)

  • ANTIALÉRGICO

  • PROTETOR SOLAR

  • HEAD LAMP (50KM)

9.3 O número de peito é de uso obrigatório e deve estar fixado de forma visível.

9.4 Aos atletas dos 34km haverá uma parada obrigatória para conferência de material dos equipamentos obrigatórios (PLANEJAR NO MÍNIMO 3 MINUTOS PARA ESSA PARADA) PC Parque dos Falcões, KM 13k, aproximadamente às 10:00h.

10. TEMPO LIMITE

CATEGORIA - HORÁRIO/LARGADA - HORÁRIO LIMITE/CHEGADA - TEMPO LIMITE

       5KM                        07:00h                                      10:00h                            3h

       13km                      07:00h                                      12:00h                            5h

       34km                      06:00h                                      14:00h                            8h

11. CONTROLE DE PASSAGEM/TEMPO DE CORTE

11.1 Haverá na categoria dos 13 km, um ponto de controle de passagem no KM 7.500 onde haverá uma determinada marcação feita por um fiscal no número de peito do atleta.

11.2 Haverá na categoria dos 34km três pontos de controle de passagem no KM 7.500, no KM 13 e no KM 22.500, onde haverá uma determinada marcação feita por um fiscal no número de peito do atleta.

11.3 Para fins de planejamento individual o atleta deverá considerar as seguintes informações de corte para categoria 34km que ocorrerá no:

PC Parque dos Falcões KM 13.00, aproximadamente às 10:00h.

11.4 É importante ressaltar que esses pontos de marcação no número de peito têm finalidade de que o atleta não cometa fraude durante o percurso.

 

12 PENALIDADES

12.1 Não passar em todos os pontos de controle.

12.2 Receber ajuda externa.

12.3 Não realizar a pé a totalidade de percurso.

12.4 É proibido correr por lugares que não sejam as trilhas ou caminhos marcados pela organização.

12.5 É proibido o pisoteio do entorno das trilhas

12.6 Não estar com o número na parte dianteira da camisa na altura do peito e visível.

12.7 Correr sem camisa.

12.8 Praticar qualquer ato antidesportivo.

12.9 Os horários de corte e de tempo limite serão informados novamente aos atletas através dos canais de comunicação da XTR (site, redes sociais e congresso técnico que antecede a prova).

12.10 PARA SER CONSIDERADO UM FINISHER, O ATLETA DEVERÁ PERCORRER O PERCURSO COMPLETO DA PROVA DENTRO DO TEMPO LIMITE ESTABELECIDO SEM CORTES.

 

13. HIDRATAÇÃO​

13.1 Haverá postos de reabastecimento no circuito e na chegada. Não haverá copos plásticos ou garrafas descartáveis nos postos de abastecimento, devendo cada atleta portar seu próprio recipiente (squeeze, garrafinha, mochila de hidratação etc).

13.2 Postos:

 

  • Categoria 5KM

 

POSTOS       KM       DISPONÍVEL

POSTO 1     3km          ÁGUA

 

  • Categoria 13KM

 

POSTOS       KM       DISPONÍVEL

POSTO 1     3km          ÁGUA

POSTO 2     7km    ÁGUA / FISCAL

 

  • Categoria 34KM

 

POSTOS       KM       DISPONÍVEL

POSTO 1     3km           Água

POSTO 2     7kkm         Água

POSTO 3     10km         Água

POSTO 4     13,4km     Água, comida e isotônico

POSTO 5     16km        Água

Posto 6        20k            Água

Posto 7        22.5km    Agua/coca

Posto 8        31k            Água

 

14. EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA 34KM

• Mochila de hidratação

• Reservatório de água

• Telefone celular

• Apito

• Kit de primeiros socorros (gaze, esparadrapo e atadura) 

• Protetor solar

15. CRITÉRIOS PARA DESCLASSIFICAÇÃO

• Não passar em todos os pontos de controle;

• Receber ajuda externa;

• Não realizar a pé a totalidade de percurso;

• Não estar com o número na parte dianteira da camisa na altura do peito e visível;

• Correr sem camisa;

• Não estar com os equipamentos obrigatórios (Para quem participar dos 21k)

• Praticar qualquer ato antidesportivo.

• Degradar, sujar ou descartar material no meio ambiente.

 

16. PARA SER CONSIDERADO UM FINISHER, O ATLETA TERÁ QUE COMPLETAR A PROVA DENTRO DO TEMPO LIMITE ESTABELECIDO E SEM CORTES.

 

17. PREMIAÇÃO

17.1 A premiação do Desafio dos Falcões ocorrerá da seguinte forma:

  • Categoria geral Longo 34km (masculino e feminino) 1°, 2° e 3° colocados (troféu) e placas para 4° e 5° colocados.

  • Categoria geral Médio 13km (masculino e feminino) 1°, 2° e 3° colocados (troféu) e placas para 4° e 5° colocados.

  • Categoria geral Curto 5km (masculino e feminino) 1°, 2° e 3° colocados (troféu) e placas para 4° e 5° colocados.

17.2 A organização não premiará atletas por faixa etária, ao invés disso serão sorteados brindes entre todos os participantes da prova, com exceção dos atletas que por algum motivo não comparecer a prova.

 










 

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

 Xingó Trail Run